A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já aborda o uso da tecnologia como uma das 10 competências essenciais para o ensino no Brasil. Além disso, a BNCC enfatiza a inclusão digital e a importância de manter os alunos atualizados com as inovações tecnológicas. No entanto, a BNCC específica para a área da Computação só foi oficialmente aprovada em 2022.
A BNCC da Computação estabelece diretrizes para o ensino da computação na educação básica. A partir dessas diretrizes, o Ministério da Educação deve elaborar políticas para a formação de professores e apoiar o desenvolvimento do currículo, além de disponibilizar recursos didáticos adequados. No entanto, as escolas já devem começar a implementar as orientações da BNCC da Computação e adaptar suas aulas, atividades e avaliações de acordo com essas diretrizes.
O ensino da Computação proporciona oportunidades para os alunos vivenciarem experiências educacionais enriquecedoras, promovendo a ludicidade e a interação com seus colegas. Essas experiências estão relacionadas a vários dos campos de experiência da Educação Infantil e devem seguir algumas premissas importantes:
- Desenvolver o reconhecimento e a identificação de padrões, construindo conjuntos de objetos com base em diferentes critérios como: quantidade, forma, tamanho, cor e comportamento.
- Vivenciar e identificar diferentes formas de interação mediadas por artefatos computacionais.
- Criar e testar algoritmos brincando com objetos do ambiente e com movimentos do corpo de maneira individual ou em grupo.
- Solucionar problemas decompondo-os em partes menores identificando passos, etapas ou ciclos que se repetem e que podem ser generalizadas ou reutilizadas para outros problemas.
O pensamento computacional vai além da programação
A educação com a computação muitas vezes é compreendida unicamente como o ensino de programação, embora o pensamento computacional abranja a capacidade de solucionar problemas, interligando-se com a matemática, lógica e pensamento crítico. O ensino de computação transcende a mera operação de computadores, promovendo um pensamento mais estratégico, lógico, organizado e criativo.
A robótica é uma excelente maneira de aplicar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que inclui a computação, permitindo aos alunos desenvolverem habilidades computacionais de forma prática e envolvente, alinhando-se com as diretrizes educacionais.
Deixe um comentário