A gamificação é uma das estratégias mais eficazes para potencializar o aprendizado tornando-o mais atrativo, motivador e enriquecedor.
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Ela está intimamente conectada com a ludicidade, uma das características do ser humano, que envolve a socialização e o desenvolvimento da competência social. No caso da infância, contribui para a aquisição de competências que serão fundamentais na idade adulta.
Na escola isso não é diferente, porque o aprender através dos jogos torna a aprendizagem mais significativa, desenvolve competências socioemocionais, melhora a criatividade e autonomia, promove o diálogo e foco na resolução de situações-problema e potencializa o aprendizado.
Na escola, enquanto contexto educativo, isso não é diferente. Aprender por meio dos jogos torna a aprendizagem mais significativa, estimula a criatividade e autonomia, o desenvolvimento de competências socioemocionais, promovendo o diálogo e o foco na resolução de situações-problema, potencializando o aprendizado.
Ao utilizar o design dos jogos em atividades pedagógicas, a sala de aula passa a ser um ambiente atraente e desafiador na busca pelo conhecimento. O mais importante da gamificação é que o professor veja a estratégia como um combustível na aprendizagem porque, com os avanços da tecnologia, os processos de missões e desafios ampliam o aprofundamento dos temas estudados e tornam a aprendizagem muito mais leve e interativa, pois a linguagem dos jogos é mais familiar para essa geração conectada.
O uso da gamificação permite ao docente trabalhar assuntos densos e de difícil compreensão, como é o caso das ciências exatas, de uma forma mais dinâmica, interativa e leve.
A integração dos jogos ao uso de recursos digitais, como no caso de ambientes virtuais de aprendizagem, faz com que a gamificação ultrapasse os limites da sala de aula física, além de estimular os alunos a vencerem desafios, por meio dos seus esforços.
O mundo mudou e hoje o que vemos é uma geração de crianças, jovens e adultos hiperconectada. Portanto, necessitamos mudar completamente a estrutura da sala de aula e incorporar de vez a tecnologia na gestão acadêmica, trabalhando os temas com base em metodologias ativas, tornando o aluno agente na produção do próprio conhecimento por meio de uma educação inovadora.
Por tudo isso, podemos ousar dizer: gamificação é a solução!
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